08/04/2012

UM BANCO NA PRAÇA

Os objetos fazem parte de nossa organização social e muitas vezes os observamos com olhares não muito atentos. Os bancos espalhados pelos espaços me dizem muito dos momentos vividos por nós porque carregam em si a sua efêmera usualidade. Nem sempre sentamos em um banco para descansar, nem sempre o fazemos para dialogar com alguém, ou seja, um banco na praça nos diz muita coisa mesmo estando vazio, isso dependerá do nosso estado de espírito no momento em que o vemos, o admiramos a uma certa distância. Ao viajar para a Espanha e viver um pouco lá, observei que os bancos estavam presentes em muitos espaços e de forma abundante, daí, como é sabido que longe da nossa terra nos sentimos mais saudosistas, mais propensos a viagens ao nosso interior, acabei sensibilizando-me mais sobre o aspecto dos bancos, tanto da questão da funcionalidade quanto da arquitetura e anatomia. A partir daí ao viajar eu sempre guardava uma imagem de algum banco que vi naquele lugar. Espero que gostem e que, ao apreciarem as imagens escolham algumas para que possam parar um pouquinho diante delas e pensarem um pouco sobre muitas coisas que carregam esta imagem, tais como, democracia, solidariedade, solidão, amizade, serenidade, alegria e muito, muito mais ...

 Beach Point, Cape Town - África do Sul (toda a extensão é ornamentada com a escultura do menino e da libélula numa situação metamórfica entre os dois seres, e claro, bancos iguais a este)


 Scarborough beach, Perth, Austrália. Sem dúvida um dos mais aconchegantes e com uma das mais belas vistas que já vi. Existe apenas um em toda a praia, aonde existem centenas de outros bancos de outros modelos. Esta é uma das muitas praias na oceania onde deve se ficar atento às sirenes e outros avisos de perigo quanto aos tubarões. 


 Perth, Austrália (bancos altos para pessoas muito altas)


 Amsterdã, Holanda, em frente ao comércio de diamantes


 Dublin, Irlanda. Estes não estão na praça, pois, é proibido beber na rua, no entanto, bebem tanto que as lixeiras lotam rapidamente com tanta garrafa. Uma cena inesperada por mim.


Ceará, Fortaleza. Nada como ter uma companhia destas (Raquel de Queiróz) em qualquer hora do dia para uma prosa.


 Um cantinho. Perth, Austrália


 Um banco e outros tantos espalhados em áreas que não passam carro. Volandan, Holanda


 Burgos, Espanha


 Mérida, Espanha


(Prometo criar mais um tempinho para continuar postando mais bancos para relaxarmos um pouquinho)